Blog | Casa do Herói

Star Wars e o conceito de blockbuster

Publicado: 24/05/2018

CLIQUE AQUI

Desde 1978 até hoje, colecionáveis de Star Wars raramente deixaram de ser produzidos! São centenas de figuras produzidas todos os anos por cada vez mais empresas, em cada vez mais escalas, compondo com certeza a maior franquia de brinquedos de todos os tempos. Cadastre o nosso WhatsApp (11) 98255-6301, envie uma mensagem e saiba mais sobre nossas promoções!

Star Wars revolucionou o cinema e a forma de se fazer filmes. Surge aqui o conceito de blockbuster (filme arrasa-quarteirão) com grandes bilheteiras e orçamentos. O público jovem era o novo alvo da indústria. Iniciou-se a era do ''cinema comercial'', voltado a série de sucessos que geram produtos derivados. As inúmeras técnicas criadas pela Industrial Light & Magic revolucionaram a indústria de efeitos especiais no cinema e outros estúdios começaram a investir em tecnologia.

Outra empresa revolucionária fundada por Lucas para fazer Star Wars é a Skywalker Sound que inovou no uso de som do cinema. Entre as empresas criadas por George Lucas, que depois se tornaram independentes, estão Avid Technology, THX e Pixar Animation Studios hoje pertencente a Disney. A trilha sonora icônica de John Williams é mundialmente conhecida até por quem nunca assistiu aos filmes. A trilha sonora de Star Wars (1977) foi eleita pelo American Film Institute (AFI) a mais memorável de todos os tempos.[41]

O AFI também elegeu Han Solo e Obi-Wan Kenobi dois dos 100 maiores heróis do cinema americano e Darth Vader o 3º maior vilão do cinema americano. A frase "Que a Força esteja com você" foi eleita a 8º fala mais memorável pelo AFI e o primeiro Star Wars ficou em 15º lugar na lista dos 100 maiores filmes do cinema americano pelo AFI.

George Lucas, com Star Wars, tornara-se o cineasta independente de maior sucesso do cinema. Lucas colocou praticamente todo dinheiro ganho com Star Wars na produção de O Império Contra-Ataca, não se rendendo ao poder dos estúdios. Na verdade, Lucas foi responsável por revitalizar a força daquilo que ele sempre combateu como cineasta independente.

Em 2005, a Revista Forbes estimou o rendimento total gerado pela franquia Star Wars (durante o percurso de seus 28 anos de história) em aproximadamente US$ 20.000.000.000,00 (vinte bilhões), hoje estimada em 30 bilhões, facilmente fazendo-a uma das franquias baseadas em filmes de maior sucesso de todos os tempos. Também na Forbes, na lista das pessoas mais ricas do mundo publicada na revista em 2004, George Lucas aparece em 153º lugar, com uma fortuna estimada em 3 bilhões de dólares.

Todos os dias recebemos novidades de diversas marcas, acesse nossa loja virtual, visite nossa loja física no Shopping Ibirapuera ou mande uma mensagem para o nosso WhatsApp (11) 98255-6301 e nos diga o que você procura que nós encontramos e trazemos para você!

Imagem: Stefan Schweihofer


Voltar