Blog | Casa do Herói

Harry Potter, sua História, os livros, os filmes, os personagens e os prêmios!

Publicado: 03/01/2018


Conheça um pouco mais da origem dessa História que coleciona fãs ao redor do mundo até hoje!

Na Casa do Herói você encontra todo tipo de colecionáveis; dos personagens aos objetos como as Varinhas, o Vira-Tempo, o Medalhão de Salazar, o Brasão de Hogwarts, o de Grifinória, pops, moedas, pins e muito mais!


Harry Potter é uma série de sete livros de romances fantasiosos, escritos pela autora britânica J. K. Rowling. A série narra aventuras de um jovem comum chamado Harry James Potter, que descobre cedo, aos 11 anos de idade, que na verdade é um bruxo ao ser convidado para estudar na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts.

A maior parte do enredo da história, diz respeito às amizades de Harry com outros bruxos de sua idade, como Ronald Weasley e Hermione Granger, e também com o diretor da escola Alvo Dumbledore, considerado o maior dos magos, além de seus conflitos com o bruxo das trevas Lord Voldemort, que pretende se tornar imortal e conquistar o mundo dos bruxos, para subjugar as pessoas não-mágicas e destruir todos aqueles que estão em seu caminho, especialmente Harry Potter, a quem ele considera seu maior rival.

Desde o lançamento do primeiro romance, Harry Potter e a Pedra Filosofal, em 26 de junho de 1997, os livros ganharam uma imensa popularidade, aclamação da crítica e foram um sucesso comercial em todo o mundo.

A série também recebeu algumas críticas dos adultos, incluindo a preocupação com o tom cada vez mais sombrio conforme a história progredia, o que poderia não ser muito apropriado para as crianças. Mesmo assim, até maio de 2015, já haviam sido vendidas 450 milhões de cópias em todo o mundo, tornando a saga de Harry o maior best-seller da história, sendo traduzido para 73 idiomas.

Os últimos quatro livros (consecutivamente) foram considerados os mais vendidos da história, sendo que o último livro vendeu cerca de 11 milhões de cópias, apenas nos Estados Unidos, nas primeiras 24 horas após o seu lançamento.

A série abrange vários gêneros, como fantasia, vida escolar e passagem entre a infância e a juventude (com elementos de mistério, suspense, aventura e romance), sendo que a história tem muitos significados e referências culturais. De acordo com a autoria dos livros, o tema principal é a morte e como enfrenta-la sem medo. Há também muitas outras temáticas na série que se tornam um pouco imperceptíveis a medida que você está mergulhado na história e nos personagens, como preconceito e corrupção.

Cada livro narra um ano na vida de Harry, sendo que a narrativa principal se passa entre os anos de 1991 e 1998. Os livros também contêm muitos flashbacks, que são frequentemente vividos por Harry ao ver as lembranças de outros personagens em um dispositivo chamado penseira.

Incentivo a Leitura e a Educação:

Evidências sugerem um aumento do hábito de ler entre crianças, por causa de Harry Potter, que foram confirmadas em 2006 quando uma pesquisa do Kids and Family Reading Report e da editora americana da série, Scholastic, revelou que 51% dos leitores de Harry Potter com idade entre 5 e 17 anos disseram que não liam livros por diversão antes de começarem a ler Harry Potter, e que agora o fazem. O estudo relatou ainda que, de acordo com 65% dos filhos e 76% dos pais, o desempenho escolar das crianças melhorou desde que começaram a ler a série.

Um estudo de 2004 descobriu que livros da série eram comumente lidos em voz alta em escolas de ensino fundamental do Condado de São Diego na Califórnia, Estados Unidos.

Com base em uma pesquisa on-line de 2007, a Associação Nacional de Educação dos Estados Unidos listou a série em sua lista de "100 Melhores Livros para Crianças". Três dos livros (Pedra Filosofal, Prisioneiro de Azkaban e Cálice de Fogo) estavam entre os melhores livros de todos os tempos em uma pesquisa 2012 do School Library Journal.

Parque temático:

O pequeno bruxo também ganhou um parque temático chamado The Wizarding World Harry Potter, que foi introduzido em diversas unidades da Universal Parks & Resorts.

Eventos organizados por fãs:

Também notável é o desenvolvimento de uma grande massa de seguidores deHarry Potter.

A ansiedade dos aficionados pelo último lançamento da série fez com que livrarias em todo o mundo organizassem festas para coincidir com o lançamento à meia-noite dos livros, começando em 2000 com a publicação de Harry Potter e o Cálice de Fogo. Esses eventos, geralmente incluindo jogos, gincanas, pintura facial, concurso de fantasias, etc.,

Influencia na língua Inglesa:

Outro impacto marcante, foi a introdução da palavra "muggle" como “trouxa” no dicionário da língua inglesa. A palavra começou a ser utilizada pelas pessoas do país e foi aceita no Dicionário de Inglês Oxford como "uma pessoa que carece de um conhecimento ou conhecimentos em particular, ou que é considerada inferior de alguma forma".

Prêmios e honrarias:

A série Harry Potter tem recebido vários prêmios desde a publicação inicial de A Pedra Filosofal incluindo:

- 4 Whitaker Platinum Book Awards (todos os quais foram concedidos em 2001).

- 3 Nestlé Smarties Book Prizes (1997-1999).

- 2 Scottish Arts Council Book Awards (1999 e 2001).

- Prêmio de melhor romance: Harry Potter e o Cálice de Fogo, em 2001.

- 1 Children's Fiction Prize do The Guardian (1998).

- Inúmeras vezes apareceu nas listas de melhores livros da American Library Association, The New York Times, Chicago Public Library e Publishers Weekly.

Harry Potter no cinema:

Em 1999 a Warner Bros Pictures teve a grande ideia de transformar os livros em filmes e comprou de Rowling por cerca de 1 milhão de libras esterlinas, o que fez com que a História do menino Harry se tornasse a série cinematográfica mais assistida da história. Tamanho sucesso fez com que a marca Harry Potter chegasse ao valor de 15 bilhões de dólares recentemente.

Uma das únicas exigências de Rowling foi que o elenco principal permanecesse estritamente britânico. Embora Steven Spielberg estivesse inicialmente nas negociações para dirigir o primeiro filme, ele se recusou pois queria fazer o filme como uma animação do tipo Shrek. Por algum tempo, especulou-se que isto foi devido a um difícil relacionamento com Rowling e ao desgosto de Spielberg em relação a um elenco totalmente britânico. Contudo, Spielberg afirmou que, em sua opinião, não existiria nenhum desafio em fazer o filme daquela maneira.

Em 2000, os atores desconhecidos Daniel Radcliffe, Emma Watson, e Rupert Grint foram selecionados após milhares de audições para interpretar os papéis de Harry Potter, Hermione Granger, e Ron Weasley, respectivamente.

Os quatro primeiros filmes foram roteirizados por Steve Kloves e assistido diretamente po Rowling, apesar de ela ter dado muitas liberdades ao roteirista. No quinto filme o enredo foi escrito por Michael Goldenberg , mas Kloves voltou para o sexto filme.

Personagens coadjuvantes importantes:

Hagrid, Severus Snape, Draco Malfoy, Minerva McGonagall, Alvo Dumbledore, Lucius Malfoy, Sirius Black e Lord Voldemort.

Quer saber mais? Faça parte da nossa lista no WhatsApp número, 11 98255-6301, ou venha até nossa loja no Shopping Ibirapuera!

Voltar